Imagem

  • Projecto ESAS
    O meu trabalho consiste em elaborar uma nova visão para o bloco 3 da escola secundária Alberto Sampaio. Tive várias ideias para a sua concretização como cacifos, caixotes do lixo e zonas de descanso. Comecei por modificar imagem mas fui posteriormente informada que a Parque Escolar se iria encarregar de tal trabalho e então decidi ficar pelo tapete da entrada do bloco 3, pelos expositores e um autocolante.
Expositores:

Decide apresentar três modelos de expositores para não tornar monótono e ser colocado em todos os expositores a mesma imagem. Assim há variedade. Comecei por encontrar um fundo que parecesse cortiça e de novo a textura e ajustei a cor de acordo com o pretendido. Nas imagens que eu coloquei optei por utilizar um filtro “mosaic”, que me foi difícil encontrar, de modo a que se misturasse com o fundo. Utilizei também na palavra ESAS, que achei ser pertinente por apesar de todos sabermos que nos encontramos na escola secundária Alberto Sampaio.

Fundo dos expositores:


Imagens utilizadas:

Expositor 1:

Decidi por utilizar as imagens que caracterizam os patronos. O violino e as notas de música o Álvaro Carneiro, a bússola o Alberto Sampaio que foi historiador, e os livros o juiz Manuel Monteiro.

Expositor 2:

Dediquei este expositor de uma forma simples à música que é ligada as artes.

Expositor 3:

Neste expositor decidi colocar um livro que é dedicado à escola em global. O livro representa a sabedoria, a cultura e as pessoas que frequentam a escola.


Tapete:

A natureza é uma das novas evoluções da ESAS pois vai conter mais jardins exteriores e novos interiores. Coloquei o fundo a verde, simbolizando relva. Utilizei uma textura e em seguida o filtro “Noise” para criar um efeito mais parecido a um tapete, ficando assim:

Depois de escolhido o fundo coloquei uma imagem de Alberto Sampaio, invertendo-a e colocando o mesmo filtro. Escrevi uma das suas célebres frases, dando o mesmo tratamento. Decidi colocar também a sigla ESAS para identificar a escola.


“Nunca se perde tempo com aquilo que amamos"




Autocolante:

Como maior parte dos elementos que queria modificar vão ser colocados pela Parque Escolar, concordei com a sugestão da minha professora em fazer um autocolante. Utilizei uma imagem de Alberto Sampaio. Apaguei os “brancos e ”coloquei-lhe o filtro “glossy” modificando com o pretendido.










Alterei a cor da assinatura “Alberto Sampaio” para conjugar mais com as letras que escolhi para o autocolante. Utilizei para o fundo um pincel em forma de borrão a simbolizar as artes e a árvore para a natureza. Coloquei passos “a cada passo” para ajudar na continuidade da frase “novos horizontes” de Alberto Sampaio.


Produtos finais:



Conclusão:

Este trabalho ajudou-me a perceber melhor a cultura da minha escola. Vi a escola de outra maneira e despeço-me dela com ideias diferentes. Conheci a vida de cada patrono o que ajudou muito para a realização do trabalho.

A criação de uma assinatura digital foi algo novo e inovador para mim. Ajudou-me a iniciar o programa gimp, manipulador de imagem e a ter uma nova maneira para assinar os meus trabalhos.

Gostei do desafio, e o resultado final agradou-me. As imagens são dinâmicas e de acordo com o tema. Tive algumas dificuldades no inicio. As ideias não surgiam, mas depois consegui organizar-me e realizar o projecto.

A utilização do programa é útil e aprende-se uma coisa nova cada vez que se trabalha nele. Mais tarde a necessidade de utilizar este tipo de programa vai ser mais fácil enquadrar.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
BloggerTheme by BloggerThemes | Design by 9thsphere